Origin Racing ganha as 24h LeMans em GTs no PTES!
Com o regresso de duas equipas às míticas 24h LeMans do PTES, a Origin Racing desta vez apostou forte ao inscrever um carro em cada classe! Se os habituais pilotos de endurance mostraram um bom ritmo durante a qualificação e corrida para atacar o pódio da classe LMP2, os pilotos da classe GT3 mostraram logo na qualificação que vinham para atacar forte a vitória na sua classe, e assim foi! Vitória nos GT3, e um quarto lugar para a classe LMP2.

Em mais uma edição internacional, com 138 pilotos inscritos de 5 nacionalidades diferentes à partida, com equipas recheadas de pilotos muito rápidos e com experiência internacional, apesar da menor importância numa prova tão longa, a Origin Racing começou logo com bons indícios na qualificação de ambos do carros, com o LMP2 a conseguir uma boa colocação no arranque na quarta posição, enquanto o nosso GT3 conseguia a pole por uma margem de meio segundo.

O nosso LMP2 tinha no seu alinhamento Luís Lobo, Mário Serafim, Tiago Lapa e Tiago Monteiro, com este último aos comandos na qualificação e arranque. A corrida começou bem para as nossas cores para o Oreca, de pneus médios e com um excelente arranque a ultrapassar os dois rivais com pneus duros, até ficar bloqueado atrás do primeiro classificado, também com pneus de composto médio.
Com isto, houve discussão pelo segundo lugar durante o setor 1 com a HG Esports (que acabaria por vencer a corrida), ainda com um pequeno toque, mas com perda de posição, mantendo o terceiro lugar. Formou-se um grupo de fugitivos a três, e depois um pequeno pião fez-nos descer três lugares na classificação. Na gestão de pneus, Tiago Monteiro não esteve no seu melhor e tiveram que antecipar a troca de piloto para Tiago Lapa, que após um turno bastante consistente conseguiu recuperar o quarto posto inicial. Luís Lobo e Mário Serafim entraram no carro a seguir, mas o ritmo que os quatro pilotos apenas garantiriam um lugar final nessa posição, salvo algum erro dos pilotos da frente. Ainda aconteceram, mas também a Origin foi tendo alguns problemas e ainda desceu ao quinto lugar, mas no final veio a recuperar na mesma para a quarta posição. Uma honrosa classificação para uma prova tão dura quantas as 24h LeMans.
Quanto ao nosso Ferrari 488 GT3, fizeram parte da equipa os pilotos Paulo Viegas, Ricardo Ferreira, com a sua estreia em endurances pela Origin Racing, Rui Oliveira, Rui Santos e o piloto Silvino Rodrigues vindo da Playteam para ajudar na grande duração desta corrida.

Embora a preparação desta corrida já nos fazia prever um bom resultado, e mesmo sendo uma prova de 24h sempre muito imprevisível, os nossos pilotos excederam-se e fizeram uma corrida exemplar sem qualquer concorrência desde a qualificação: pole position, volta mais rápida em corrida e vencedores! Mas se tudo isto assim já parece ótimo, a diferença de ritmo foi mesmo abismal: volta mais rápida de corrida 3.5s mais rápida, duas voltas de avanço ao segundo classificado, e 4 voltas sobre o terceiro classificado.
Ricardo Ferreira com um início de corrida fortíssimo, começou logo a fugir ao segundo classificado, e começou a gerir combustível para conseguirem mais uma volta que os restantes, e entrega o carro a Rui Santos com uma margem bastante confortável. Rui Santos continuou a impor um ritmo muito forte e a gerir, fazendo a volta mais rápida do carro, e quando Silvino pegou no carro, a diferença já era maior ainda, e já com algumas voltas de diferença nas paragens dos carros da frente. Com isto, Silvino Rodrigues continuou na mesma dosagem e volta a abrir margem para os restantes, prevendo-se já a vitória caso não surgissem problemas de maior. A vantagem para o segundo classificado já era grande, e a noite ficou a cargo de Rui Santos, Paulo Viegas e Rui Oliveira. Rui Oliveira continuou a fazer o mesmo que os companheiros de equipa e de madrugada chegou a fazer um triplo stint para gestão de horários. Ainda assim, os problemas surgiam quando a internet de Paulo Viegas não quis colaborar, e obrigou a terem que voltar a trocar de piloto, com Rui Oliveira a fazer então mais um stint, indo para o seu quarto stint praticamente seguido. Um belo esforço do Rui em conseguir regressar ao carro, pois sem ele ali naquele momento, o resultado final do nosso GT3 não seria certamente o mesmo.
Face a estes problemas, o regressado Silvino Rodrigues e Paulo Viegas já com o seu problema resolvido, levaram o Ferrari da Origin até à vitória final!
Gostaríamos de agradecer o habitual apoio dos nossos seguidores e amigos, bem como o apoio dos nossos patrocinares e parceiros: Tirone Douro, Bela Vista Silo Housing e Valor Digital.
Um agradecimento também especial ao Silvino Rodrigues pelo trabalho e dedicação exemplares, e ao seu filho Rafael que ainda deu uma ajuda na logística logo pela manhã!
E como não podia deixar de ser, um obrigado à organização do PTES e à eSimracing por 24h de transmissão ao mais alto nível, non-stop!


